Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Sebastianópolis do Sul - SP e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal de Sebastianópolis do Sul - SP
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Twitter
Rede Social Youtube
Carta de Serviços
Atualizado em: 30/11/2024 às 14h56
Assistência Social
CAD - ÚNICO
O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza.
Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.
Quem deve estar inscrito no Cadastro Único
Devem estar cadastradas as famílias de baixa renda:
  • Que ganham até meio salário mínimo por pessoa; ou
    Que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal ​tota​l.

 
 
 
Programas e benefícios sociais utilizam o Cadastro Único
​Diversos programas e benefícios sociais do Governo Federal utilizam o Cadastro Único como base para seleção das famílias:
  • ​​Carteira do Idoso;
    Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
    Programa Brasil Carinhoso;
    Programa de Cisternas;
    Telefone Popular;
    Carta Social;
    Pro Jovem Adolescente;
    Tarifa Social de Energia Elétrica;
    Passe Livre para pessoas com deficiência;
    Isenção de Taxas em Concursos Públicos.

    Os Estados e municípios também utilizam os dados do Cadastro Único como base para seus programas sociais.​

 
 
 
Como funciona
Como fazer para se inscrever no Cadastro Único:
O município promove visitas domiciliares às famílias de baixa renda periodicamente para efetuar o cadastramento. Mas a família que se enquadra nas rendas acima e ainda não está inscrita no Cadastro Único, pode procurar um CRAS – Centro de Referência em Assistência Social no município e solicitar o cadastramento.
Para que a família possa ser cadastrada, é importante:
  • Ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos.
    Para o responsável pela família, de preferência uma mulher, é necessário o CPF ou Título de Eleitor.
    Exceção: no caso de responsável por famílias indígenas e quilombolas, pode ser apresentado qualquer um dos documentos abaixo. Não precisa ser o CPF ou o Título de Eleitor.
    Apresentar pelo menos um documento de todas as pessoas da família:
    - Certidão de Nascimento;
    - Certidão de Casamento;
    - CPF;
    - Carteira de Identidade (RG);
    - Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
    - Carteira de Trabalho; ou
    - Título de Eleitor.
    Levar um comprovante de endereço, que pode ser conta de água ou luz. Não é obrigatório apresentar, mas ajuda no preenchimento do endereço.
    Importante:
    Após o cadastramento da família, é importante manter os dados sempre atualizados.
    Sempre que mudar algo na família, como nascimento de um filho, mudança de casa ou de trabalho ou quando alguém deixar de morar na residência, o responsável familiar deve procurar o CRAS e efetuar a atualização dos dados da família.​
Avaliar Serviço
Baixar PDF
Baixar PDF
Serviço para:
CIDADÃO
Documentação
Atualização cadastral (cadúnico e programa vivaleite), recebimento de cópias documentais e orientação sobre os critérios de elegibilidade para acesso aos programas, projetos e serviços.
Custos
Política de garantia de direitos do suas.
Etapas do Serviço
Após o acolhimento da recepção, o usuário chega ao setor munido de todos os documentos pessoais de todos os componentes da família, ou apresenta uma queixa ou solicitação de informação.
Requisitos
Informar o nome completo, apresentar um documento pessoal e comprovante de residência.
Justificativa
Atualização cadastral para do beneficiário.
Prazo para Atendimento
Variável para cada necessidade.
Prioridades de Atendimento
Por ordem de chegada.
Forma de Acompanhamento
Consulta documental (prontuário) e via sistema.
 
Observações
telefone: (17)38371257 - 17996821681
ATENDIMENTO:
Das 7:00 as 16:00 
Seta
Versão do Sistema: 3.4.2 - 25/11/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia