04 SET 2017
EDUCAÇÃO E CULTURA
Escola Estadual realiza Feira do Conhecimento

No dia 25 de agosto, uma sexta-feira, a comunidade escolar da EE Gentila Guizzi Pinatti, de Sebastianópolis do Sul, vivenciou um momento diferente em seu cotidiano. Contando com a presença de pais, alunos da escola estadual e municipal, autoridades local e da Diretoria de Ensino ? Região de Votuporanga, foi realizada a Feira do Conhecimento contemplando o campo de integração curricular Iniciação Científica e Pesquisa ? ProEMI 2017 - em que puderam compartilhar conhecimentos adquiridos durante as aulas, partindo de diferentes estratégias: palestras, seminários, sala de aula invertida, aulas expositivas e pesquisas que resultaram na: produção do etanol (álcool em gel), sabão neutro e sabonete líquido (os quais foram distribuídos para os presentes); receitas - alimentação alternativa - a partir do aproveitamento integral dos alimentos (talos, cascas e folhas) ? com a finalidade de enriquecer o cardápio diário. Houve a degustação de receitas preparadas pelos estudantes: farofa de casca de batata, bolo de casca de maçã, doce do caule do mamão, refogado de melancia, chá mate com casca de maça, bolo de casca de laranja e de maçã, suco da casca de abacaxi e da casca de melão, brigadeiro de casca de banana, pudim de pão amanhecido, assim como a distribuição das respectivas receitas impressas. No stand de medicina alternativa ? Chás e seus Benefícios ? como produto final, puderam conhecer diversas ervas terapêuticas utilizadas na cura e prevenção de doenças (plantadas em garrafas pet com informações sobre o nome e seus poderes curativos), além de saborear algumas infusões.

Os inúmeros experimentos elaborados, tendo como expositores os alunos, sob orientação dos professores de Química e Física, ilustrando os conceitos trabalhados em sala de aula, instigaram a curiosidade dos presentes os quais tiveram a oportunidade de obter informações, ratificar e ampliar conhecimentos sobre a cultura científica.

Todo o espaço escolar foi organizado e otimizado propiciando um ambiente de aprendizagem - acolhedor e lúdico - para recepcionar os participantes.

Abaixo você confere vários momentos deste evento especial.

04/09/2017
Escola Estadual realiza Feira do Conhecimento