05 MAR 2014
Sebastianópolis do Sul comemora seus 50 anos

Neste 28 de fevereiro o município de Sebastianópolis do Sul comemora seus 50 anos de emancipação política.

Para marcar a data aconteceu show com a dupla sertaneja ?FIDUMA E JECA?, na Praça da Matriz, na quinta, dia 22.

Hoje, as comemorações começam cedo. As 9h tem gincana poliesportiva com mini maratona no Ginásio de Esportes. A partir das 14h tem brinquedos para a garotada na Praça da Matriz e as 19h acontece a Santa Missa pelo Cinquentenário, ?na verdade queríamos oferecer uma mega festa para nossa população, com bolo de 50 metros, bandas e muito mais, mas fomos surpreendidos com um corte drástico no nosso orçamento o que nos leva a conter despesas?, destaca o prefeito do município, Waldomiro Meneguini, o ?Nenzinho?.

Segundo ele foi perdido mais de R$ 250 mil ao mês de repasse do ICM o que equivale a R$ 3 milhões no ano, ?temos que administrar certinho, sem fazer extravagâncias, com os pés no chão, talvez tenhamos até que fazer corte no funcionalismo?, lamenta.

Já em relação aos convênios assinados e em andamento a situação é mais cômoda, ?estamos indo atrás e trazendo muitos convênios para nosso município?, destaca o prefeito que recentemente participou de jantar promovido pelo vice presidente, Michel Temer e pode trocar algumas ideias com a presidente Dilma Rousseff.

Entre os convênios recentes o prefeito destaca R$ 200 mil para ser usado em área de lazer para a população junto ao deputado Dado; a construção de um CCI ? Centro de Convivência do Idoso; está para ser liberado R$ 150 mil para iluminação da Avenida na entrada da cidade, ? e aqui cabe um parênteses, já temos R$ 200 mil para abertura da avenida na entrada da cidade, assim que conseguirmos a liberação destes R$ 150 mil, faremos tudo, ou seja, uma avenida, asfaltada e já iluminada até a altura do PRONAF, onde termina nosso perímetro urbano?, explica o prefeito.

Nenzinho destaca que assim que for aberta a avenida vai construir o portal na altura do anel viário, ?já estamos pleiteando um trevo naquele local, o que mudará drasticamente a entrada da nossa cidade, e não é só pela beleza paisagística, mas esta é uma obra que atenderá em muito o anseio da nossa comunidade?, continua.

O prefeito lembra ainda outros dois convênios que já estão adiantados junto ao governo estadual, a construção de uma nova escola, ?já compramos a área que passa agora por processo de desmembramento junto ao INCRA, assim que tivermos este documento em mãos, terminamos a parte burocrática e nossa escola começa a tomar forma?, garante o prefeito.

O outro convênio, também assinado, é para a finalização de 30 casas, ?este está em fase de licitação e assinamos com a Casa Paulista, no total de R$ 480 mil, na verdade os proprietários destas casas desembolsaram R$ 3 mil cada, repassaram para uma associação que não conseguiu terminar as casas, e agora conseguimos este convênio e vamos termina-las?, garante.

Na área habitacional, o prefeito lembra a assinatura de outro convênio, ?tenho 61 casas ganhas, mas preciso de uma área, cerca de 1 alqueire de terra?, avalia.

O prefeito cita ainda convênio no valor de R$ 150 mil do governo federal para a compra de trator e equipamentos.

Ele finaliza agradecendo a população que está ajudando na construção da igreja, foi feita uma quermesse, pois a arrecadação foi boa, ?assim que a igreja estiver terminada vamos tombar a praça e fazer dela um verdadeiro cartão postal do município?, promete.