19 NOV 2018
EDUCAÇÃO E CULTURA
Escola Estadual Gentila Guizzi Pinatti revitaliza Quadra de Esportes

No dia 07 de novembro, a equipe escolar da EE Gentila Guizzi Pinatti liberou, novamente, para uso dos alunos e de toda a comunidade, a quadra de esporte toda revitalizada.

O diretor de escola, Professor Idean, disse que a revitalização da quadra só foi possível graças ao projeto Orçamento Participativo Jovem (OP Jovem), criado pelo Governo do Estado de São Paulo/Secretaria de Estado da Educação do Estado. Disse, ainda, que o Orçamento Participativo Jovem surgiu como resposta às demandas apresentadas pelos estudantes que participaram do Projeto Gestão Democrática. Entre muitas propostas, uma chamou atenção da Secretaria da Educação: a que defendia o fortalecimento dos Grêmios Estudantis e a criação de mais oportunidades para que os estudantes participassem da tomada de decisões, tanto em suas escolas quanto na Secretaria da Educação. Foram realizadas 13 reuniões de Polos, em todo estado, com a presença do Secretário de Educação, João Cury, com o objetivo de estabelecer diálogo com a rede e entender as demandas prioritárias. Explicou, ainda, que o OP Jovem é uma espécie de jogo, voltado a despertar o desejo e o entusiasmo dos estudantes pela participação. Uma ação educativa que orienta e apoia as ações propostas pelos alunos, uma construção coletiva, liderada pelo grêmio estudantil, mas com o envolvimento de todos os estudantes.

Após ouvir os estudantes sobre o que precisava melhorar na escola, nas práticas pedagógicas, na infraestrutura e no ambiente da escola, os alunos definiram as prioridades, ou seja, as melhorias que poderiam ser realizadas com os recursos disponibilizados pela SEE ? R$ 5.000,00 (cinco mil reais). No caso da referida escola, Gentila, os alunos escolheram como prioridades: a revitalização da quadra de esporte (iluminação, pintura do piso e das arquibancadas) e a compra de alguns materiais esportivos.

Prioridades elencadas, plano de ação discutido e validado pelo Conselho de Escola e Associação de Pais e Mestres, os alunos do grêmio estudantil, acompanhados pelo diretor da escola, buscaram parceiros, uma vez que a quadra de esporte precisava de mão de obra qualificada para retirar toda a tinta e, posteriormente, proceder à pintura nova do piso. Assim, os alunos gremistas apresentaram ao Prefeito de Sebastianópolis do Sul, Manoel Erani, o Plano de Ação, os gastos que teriam com a compra de tintas, iluminação e material esportivo, solicitando a mão de obra. A reivindicação feita pelos alunos do Grêmio Estudantil ?Os Incríveis? foi prontamente atendida pelo prefeito.

Em, aproximadamente, trinta dias, a quadra de esporte da escola Gentila foi novamente liberada para uso dos alunos, tanto da escola Estadual quanto da Municipal, pois desde 2003 a EMEF Claudenei Perpetuo de Melo funciona no mesmo prédio da escola estadual.

?Aproveitamos esse espaço para agradecer o Governador do Estado de São Paulo, Márcio França por acreditar nesse projeto ? OP Jovem. Ao Secretário de Estado da Educação, João Cury, pelo excelente trabalho que vem realizando a frente dessa secretaria e por trabalhar por uma gestão mais democrática e participativa. À Equipe da Diretoria Regional de Ensino ? Região de Votuporanga pelo apoio e orientação. Ao Prefeito Municipal por estar sempre apoiando a educação do município, querendo o melhor para todos os estudantes, tanto da rede municipal quanto da estadual. Parabenizamos ao senhor Cláudio (Kossaco) pelo excelente trabalho, a quadra da escola ficou muito bonita e, claro, aos nossos alunos do Grêmio Estudantil pelo comprometimento, organização e pela contribuição para que a escola Gentila seja mais atraente e acolhedora?, foram as palavras do Diretor de Escola, professor Idean.