25 JAN 2019
Municípios preocupados com lixo eletrônico

No dia 10 de janeiro de 2019 reuniram na cidade de Guzolândia os municípios de Gastão Vidigal, General Salgado, Nhandeara, Magda, Monções, Macaubal, Nova Luzitânia, Floreal, Nova Castilho, Turiúba, Sebastianópolis do Sul, Sud Mennucci e Guzolândia para tratar de um mutirão intermunicipal de lixo eletrônico pelo Programa Município VerdeAzul.

A preocupação com o meio ambiente e a dificuldade de promover a logística reversa, principalmente por serem municípios de pequeno porte com quantidades pequenas de lixo eletrônico, foi a causa da reunião técnica de capacitação e nivelamento técnico das diretivas do programa Município verdeazul.

Ficou decidido que de 28 a 31 de janeiro todos os municípios que participaram da reunião irão realizar um Mutirão do Lixo Eletrônico. Após a coleta local, tudo será concentrado em Nhandeara e de lá endereçado para a Cooperlagos de Rio Preto.

O que é

A parceria intermunicipal permite que os municípios somem esforços na busca de soluções para problemas comuns, além do aumento da capacitação técnica.

O aumento consumo dos produtos eletrônicos, ampliou de forma direta os problemas ambientais, especialmente com a coleta e destinação do lixo.

A facilidade de aquisição, bem como o consumismo e a modernidade colaboram para que, computadores, celulares, e tantos outros equipamentos ligados a eletrônica e a informática e aos eletrodomésticos estejam inseridos no dia a dia de bilhões de pessoas por todo o mundo. Esses equipamentos ao final de sua vida útil ou com a obsolescência, se tornam um grande problema, fruto da modernidade.

Os resíduos eletrônicos e eletrodomésticos quando descartados de forma incorreta no meio ambiente, ocasionam vários impactos ambientais, contaminando o ar, o solo e a água, e por fim, como um ciclo, acaba contaminando todos os seres vivos do seu entorno.

O que será recolhido

Celular