08 AGO 2014
Municípios da região aderem ao programa São Paulo Amigo do Idoso

Os municípios da região de circulação do Jornal A Voz do Povo aderiram ao programa São Paulo Amigo do Idoso e assinaram o termo de adesão do Selo durante o Seminário de Implementação do Programa Estadual São Paulo Amigo do Idoso e Selo Amigo do Idoso, realizado no dia 31 de julho, no auditório da UNIP, em São José do Rio Preto. O evento, promovido pelas Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) em parceria com a Diretoria Regional de Saúde XV, contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Social, Rogério Hamam e outras autoridades.

Para o evento em Rio Preto foram convidadas 96 cidades. Entre os municípios que aderiram ao programa, estão: Floreal, Gastão Vidigal, Macaubal, Magda, Monções, Monte Aprazível, Nhandeara, Nipoã, Nova Luzitânia, Poloni, Sebastianópolis do Sul, Turiúba e União Paulista.

No Seminário, foi tratado principalmente do novo sistema de monitoramento do Selo, que está em teste. A partir de seu lançamento, a expectativa é que os municípios participantes iniciem a inclusão das suas ações direcionadas aos idosos e, em 12 meses, conquistem o Selo Inicial.

?O aumento na expectativa de vida deve estar acompanhado do aumento na qualidade do atendimento e de vida da população idosa. Para isso precisamos preparar a infraestrutura e os municípios para essa inversão da pirâmide etária. O Programa São Paulo Amigo do Idoso é uma política intersecretarial que reúne 11 pastas, com objetivo de proporcionar diversas políticas públicas para os idosos?, afirmou Hamam.

O secretário também falou da implantação de Centros Dia e Centros de Convivência do Idoso no Estado, bem como do Selo Amigo do Idoso e de outras ações como o Vila Dignidade, o Cartão VidAtiva e o Melhor Viagem. Ele é o coordenador estadual do Programa. ?São Paulo já é uma referência no desempenho econômico, tecnológico e deve ser também uma referência no desenvolvimento social e no cuidado com as pessoas?, finalizou.