José Antonio Menoni Espindola
Prefeito em exercício de Sebastianópolis do Sul
Como o senhor está se sentindo ao deixar o governo após esse ano como prefeito interino?
Uma sensação de missão cumprida, pois eu quando entrei na vida política não tinha conhecimento nenhum, imagina eleito como vereador e de uma hora para outra assumir a prefeitura como prefeito, não foi nada fácil, mas com muita fé que eu tenho em Deus consegui, obrigado Senhor.
Faça um balanço desses doze meses à frente do município?
Acredito eu que realizei muitas coisas boas para o nosso município, pois a nossa frota estava bem danificada na área da saúde, transporte escolar, Pronaf estradas rurais, iluminação pública, escolas faltando bastante benfeitorias, só que não está fácil para nenhum prefeito, porque a crise que afeta o nosso Brasil acaba prejudicando os municípios mais pequenos. O que eu pude fazer nesses 12 meses, eu fiz, mas falta muita coisa ainda para melhorar, principalmente na nossa saúde.
O senhor queria ter feito algo que não conseguiu? O que?
Sim, muitas coisas. Por exemplo: conseguir veículos para a nossa saúde, que estou lutando desde janeiro, queria também ter dado uma atenção melhor no bairro Vila Sena, mas a nossa repatriação desse ano não foi liberada, então tudo isso fez com que eu ficasse de mãos atadas. Outra questão é eu ficar à frente da prefeitura sem data para sair, pois isso acaba atrapalhando muito, quando eu assumi a prefeitura eu tinha alguns meses e acabei ficando 1 ano, então é difícil a gente tomar algumas atitudes e isso às vezes acaba atrapalhando.
Teve alguma decepção, administrativamente falando, durante este período?
Sim. A população cobra os prefeitos e os prefeitos tem por obrigação cobrar os deputados estaduais e federais. Sei que nosso país está vivendo uma crise horrível, mas nós gestores dos municípios não podemos pagar a conta, nem nós gestores e nem a nossa população, porém essa é a minha decepção, e outra decepção as vezes o barco tem que remar sempre pra frente, não adianta eu remar pra frente e alguns remarem pra trás, isso não atrapalha a mim e sim o nosso município.
Um conselho para o novo prefeito eleito?
1º lugar ter muita fé em Deus.
2º ser honesto, transparente, ter compromisso com a nossa população.
3º preparar-se psicologicamente porque a batalha não é fácil.
4º se fizer tudo isso pode ter certeza que na hora que for descansar terá uma boa noite de sono.
Como será o trabalho agora voltando a Câmara Municipal?
Em primeiro lugar quero agradecer ao senhor Maurício de Souza, presidente da Câmara, e a todos os vereadores e funcionários pelo trabalho realizado no ano de 2017.
O meu trabalho na Câmara Municipal como presidente vai ser igual foi o meu trabalho no Executivo. Ser honesto, transparente e buscando os problemas do nosso município. Sei que vai ser muito mais fácil, pois não estarei sozinho, mas com mais oito companheiros, que terão por obrigação ajudar o prefeito e o vice-prefeito a realizar grandes projetos para o nosso município. Por fim, quero pedir ao nosso Senhor Jesus Cristo que me ilumine nessa nova empreitada da minha vida. Feliz Natal e um Feliz Ano Novo a todos os vereadores e funcionários da Câmara Municipal.
Quer acrescentar algo?
Queria em primeiro lugar agradecer a Deus e a Nossa Senhora Aparecida por me dar paciência durante esse ano, agradecer minha esposa e companheira Lígia, aos meus filhos José Leandro e Lavínia, que sempre estiveram ao meu lado, que Deus abençoe a todos vocês. Queria dizer que eu amo todos vocês, obrigado por tudo. Agradecer a Câmara de Vereadores e funcionários, agradecer a todos os funcionários da Prefeitura Municipal, agradecer aos deputados Carlão Pignatari, a Clélia Gomes, Campos Machado, Roquinho Barbieri e ao Itamar Borges. Aos deputados federais, Sinval Malheiros e Fausto Pinato, esperamos que em 2018 vocês olhem com carinho para o nosso município, que Deus abençoe a todos vocês, um Feliz Natal e Feliz Ano Novo.
E a você prefeito eleito Erani e vice-prefeito Cloves, que Deus ilumine os seus passos, façam para Sebastianópolis o melhor de vocês, podem contar comigo, tudo o que for de bom tem o meu apoio, bom Ano Novo pra vocês.
E pra terminar um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações para todo os fornecedores, comércio local e a toda a população sebastianópolense. Abraços, José Antonio Menoni Espindola.