10 OUT 2014
30 famílias realizam o sonho da Casa Própria em Sebastianópolis do Sul

Nesta sexta-feira, 10, foi feita a entrega da casa própria a 30 famílias de baixa renda de Sebastianópolis do Sul, executadas com o apoio do programa Moradia Melhor, da Casa Paulista, agência vinculada à Secretaria da Habitação de São Paulo. O investimento do Estado foi de R$ 480 mil, a fundo perdido, em melhorias nas unidades habitacionais. O evento contou com a presença do secretário da Habitação do Estado, Marcos Penido, prefeito Waldomiro Meneguini (Nenzinho), vice-prefeito Cezar Raya, vereadores, autoridades municipais e regionais, população e famílias contempladas.

?Hoje a entrega das casas representa duas importantes vertentes. Primeiro a realização de um sonho, a família tem a sua realização plena na sua casa, a casa própria, e a partir desse momento, 30 famílias vão poder estar usufruindo de sua casa. A outra vertente é mostrar como se consegue alcançar os objetivos quando se faz uma política com ?P? maiúsculo, uma política voltada para o povo. Aqui é um programa iniciado com recursos do Governo Federal, o programa Sub-50 e os recursos não foram suficientes. No entanto o programa não prevê reajuste e complementação. O Governo do Estado criou a agência de fomento, Casa Paulista, para que fomentasse a construção em São Paulo, então aportamos recursos do Governo do Estado dentro desse programa, destinando mais R$ 15,5 mil por casa, que permitiu concluir a infraestrutura, as casas, e fazer hoje a alegria das pessoas?, afirma o secretário.

O prefeito Nenzinho, destacou o crescimento da cidade. ?Hoje o aluguel é muito caro e essas casas pra cidade já começa a fazer uma economia de locação. A pessoa fica mais tranquila, a cidade desenvolve mais e vende mais?, destaca.

Um dos contemplados diz ter realizado seu grande sonho. ?Uma grande alegria, a gente sai do aluguel agora que tem a casa própria, é o grande sonho. Ter um cantinho pra gente morar, dormir, saber que o dia de amanhã o proprietário não vai nos despejar falando que vai precisar da casa. A casa é nossa e ninguém tira nós de lá?, comemora o pintor Julian Grei Iori.

As casas entregues estão localizadas no Loteamento Noroeste Paulista, situado na Rua Marechal Castelo Branco. As unidades têm aproximadamente 38 metros quadrados e foram construídas em terrenos de 200 metros quadrados. Cada casa possui dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Através da inclusão no programa Moradia Melhor, foi possível concluir as obras com pintura, piso cerâmico interno, forro em PVC, calçada e muro de arrimo, que antes não estavam inclusos no projeto inicial.

Mais casas para Sebastianópolis do Sul

O prefeito Nenzinho destacou ainda que a construção de moradias populares no município não para por aí. ?Nós já temos 60 casas que vão iniciar a documentação nesse loteamento mesmo com 55 lotes. Esse loteamento foi doado, mas feito sem critério. Entrei na justiça para buscar aquilo que era melhor para Sebastianópolis do Sul, já foi julgado 35 lotes falta aí uns 20 lotes para acabar de ser julgado. Então o secretário me disse agora, entra com os 35 já no programa e vamos executar 35 casas e do jeito que ir voltando os lotes que vão sendo julgados vai dando entrada neles até dar 60 casas?, explica.

O chefe do Executivo afirma que tentará conseguir aumentar o número de casas. ?Aqui tem 55 lotes e eu disse pra ele (secretário) que tem um terreno de 15 mil metros para fazer duas escolas e ainda terá sobra de terra lá, então acredito que dá para colocar de 10 a 15 casas, por isso vou ver se a secretaria passa pra 70?, conclui Nenzinho.

10/10/2014
30 famílias realizam o sonho da Casa Própria em Sebastianópolis do Sul