23 ABR 2013
EDUCAÇÃO E CULTURA
Determinação e superação: lemas da Secretaria de Educação de Sebastianópolis do Sul

A Prefeitura Municipal de Sebastianópolis do Sul na atual administração do prefeito Waldomiro Meneguini e, através da secretária de educação Nilza Aparecida Curt Caneguim, divulgam as ações realizadas pela Secretaria de Educação no primeiro trimestre de 2013 para melhoria dos processos permanentes de aprendizagem. O objetivo dessas ações é colaborar para que professores e alunos nas escolas e organizações municipais construam sua identidade pessoal e profissional, encontrando seus espaços e tornando-se cidadãos realizados.

Ensinar e aprender exige hoje muito mais flexibilidade e nesse sentido, uma das primeiras ações da Secretaria de Educação foi estabelecer uma parceria com o sistema Unifev de ensino, adquirindo material didático para as escolas municipais de Educação Infantil. Os professores dessas séries estão sendo capacitados por profissionais responsáveis pelo material na cidade de Votuporanga e também participam de cursos online oferecidos pela Unifev.

Outra ação significativa e inovadora (da secretaria da educação) foi a aquisição de Softwares e aplicativos Educacionais instalados na sala de informática da EMEF Claudenei Perpétuo de Melo, totalizando mais de mil possibilidades de interação com conteúdos disciplinares, viabilizando o trabalho de informática pedagógica também com o reforço escolar. Os aplicativos e material pedagógico são utilizados para o Ensino Fundamental e Ensino Infantil e o material didático de informática é oferecido a todos os alunos que estão matriculados na rede municipal, que recebem uma apostila e um CD com várias atividades diversificadas. O monitor da sala de informática Gabriel Servignani Curti é o responsável pelo desenvolvimento dos aplicativos com as crianças e para isso recebeu treinamento especializado da firma contratada, planejando as atividades conforme o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Para desenvolver e incentivar o gosto pela leitura foram adquiridos 250 livros paradidáticos de autores conceituados. Os livros foram distribuídos para as escolas de ensino fundamental e infantil e as salas de aula inovará o ?cantinho da leitura?, espaço aconchegante que aproximará as crianças dos livros a partir de suas preferências, tornando esse momento interessante, instigante, útil e prazeroso.

O uniforme escolar está com cara nova! Todas as crianças da rede municipal receberam do prefeito, da primeira dama e da secretária de educação, um kit contendo duas camisetas de manga curta e uma camiseta de manga cavada; e não para por ai: no final de maio receberão blusa de frio de moletom.

Para ampliar e melhorar ainda mais as metas estabelecidas para a melhoria da educação no município está prevista para o próximo ano a construção de um prédio próprio para a EMEF Claudenei Perpétuo de Melo que contará com instalações totalmente adequadas aos novos padrões e necessidades (garantidas por Lei). Para que essa obra tenha êxito, o prefeito Waldomiro Meneguini não está medindo esforços para que a liberação da verba seja feita o mais rápido possível.

Começamos o ano com muitos desafios e incertezas, mas temos plena convicção que com um plano de metas bem definidas, superaremos todas as expectativas em relação à educação. Sabemos que o caminho é árduo, porém estamos trabalhando incansavelmente para investir sem medo em uma aprendizagem de qualidade que garanta o desenvolvimento integral de nossas crianças; esse é o compromisso da atual administração.

23/04/2013