O município de Sebastianópolis do Sul tem motivos de sobra para comemorar o trabalho que vem sendo desenvolvido na Educação, isso porque a cidade se destacou nos números divulgados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), exames voltados para a avaliação da educação nos municípios de todo o país.
Com média de 6,7 entre as escolas do 9º ano do Ensino Fundamental, Sebastianópolis do Sul ficou empatada com Novo Horizonte com a melhor média do Estado de São Paulo e a segunda melhor do país, ficando atrás apenas da cidade de Sobral, no Ceará, que teve média de 7,2. Os índices são da avaliação da Prova Brasil, realizada nas redes municipal e estadual em 2017.
"O segredo é vestir a camisa da escola e trabalhar com seriedade. É um trabalho de equipe que desenvolvemos há anos. A gente faz um trabalho focado na aprendizagem do aluno, fazemos simulado, desenvolvemos na escola uma nova prática educativa com nossos alunos, dentro da ideia de protagonismo juvenil, onde o jovem é tomado como elemento central da prática educativa, que participa de todas as fases desta prática, desde a elaboração, execução até a avaliação das ações propostas? explica Idean Cristiano da Silva, diretor da escola estadual Gentila Guizzi Pinatti, de Sebastianópolis do Sul, que citou alguns exemplos de como a escola funciona. "Temos um trabalho de sala de aula invertida, onde o aluno faz a pesquisa e apresenta para o professor, usando o tempo na escola para fazer exercícios e tirar dúvidas, além da recuperação contínua dos alunos", ressaltou.